3 sinais que você não sabe lidar com o comer emocional

Compartilhe:

A regulação emocional diz respeito à nossa capacidade de lidar com as emoções de forma adequada e saudável. Quando não conseguimos lidar com as nossas emoções de forma eficaz, podemos recorrer a mecanismos de defesa como a alimentação compulsiva ou restritiva.

Por exemplo, quando estamos ansioses ou estressades, podemos acabar comendo mais do que precisamos como uma forma de nos acalmar ou nos distrair. Por outro lado, quando estamos tristes ou chateades, podemos evitar comer ou comer muito pouco como forma de lidar com a dor emocional.

Esses padrões de comportamento podem acabar se tornando uma relação disfuncional com a comida e, muitas vezes, resultar em problemas de saúde como obesidade, desnutrição, transtornos alimentares, entre outros.

Os 3 sinais que você não sabe lidar com o comer emocional são:

🟠 Comer compulsivamente: quando a pessoa come grandes quantidades de comida de forma impulsiva, sem sentir fome ou sem parar mesmo quando está satisfeita. Esse comportamento pode ser uma tentativa de lidar com emoções como ansiedade, estresse, tédio ou tristeza.

🟠 Fazer restrições alimentares: quando a pessoa evita comer certos alimentos ou grupos de alimentos, ou quando come muito pouco, mesmo quando sente fome. Esse comportamento pode ser uma tentativa de lidar com emoções como culpa, vergonha ou inadequação.

🟠 Fazer uso excessivo de álcool: o álcool é uma substância que pode ajudar temporariamente a reduzir a ansiedade e a inibir emoções negativas, mas isso pode levar a um uso cada vez mais frequente e excessivo da substância como uma forma de lidar com a ansiedade e outros problemas emocionais.

E porquê fazemos isso?

Muitas vezes, não temos noção do que pensamos e do que fazemos antes de agir. Na maior parte do tempo vivemos em piloto automático, nos envolvendo em comportamentos com pouca previsão.

Isso pode ser devido a diversas razões, por exemplo, o comportamento foi repetido suficientes vezes que se tornou um hábito automatizado ou porque você pode estar buscando gratificação instantânea para se sentir melhor (ou seja, menos entediada, distraída etc.).

Trabalhar as razões por trás da sua busca com a comida e uma forma mais adaptativa para lidar com essas emoções, desenvolvendo um novo repertório de habilidades, é uma chave fundamental para a conquista do emagrecimento definitivo.

Você acredita que precisa de um acompanhamento nutricional?

CLIQUE AQUI E AGENDE SUA CONSULTA 

Veja Mais